TIRANDO SUAS DÚVIDAS SOBRE ESPUMA DENSA

A insuficiência venosa é uma patologia que acomete 65 milhões de pessoas no Brasil. Setenta por cento delas desconhecem ou subestimam a doença. A Varizes dos Membros Inferiores são dilatações permanentes das veias superficiais da coxa e da perna, que ficam incompetentes, tortuosas e não mais funcionam corretamente, se transformando em verdadeiros reservatórios de sangue, inchando a perna e causando dor. É uma doença crônica, evolutiva, que necessita acompanhamento médico constante. 

 

 

 

A insuficiência venosa, destacando o quadro de varizes, acomete certa de 45% das mulheres e 30% dos homens, conforme estimativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Os principais sintomas são dor, inchaço, sensação de peso, pernas cansadas, além do apelo estético envolvido.

Para destruir a veia doente existe, há quase 100 anos, a cirurgia convencional, que consiste na extração manual da veia safena por meio de um fio guia dentro da mesma, além da retirada e ligadura de outras veias. 

Outro método para o tratamento das veias varicosas é a Escleroterapia Compressiva com Espuma que é um método de destruição química da veia varicosa. Esta técnica envolve a injeção de uma droga ou medicamento (Polidocanol) sob a forma de espuma dentro dos vasos comprometidos ou varizes. A espuma tem a característica de destruir as células da veia comprometida. Essa destruição provoca a morte ou fibrose da veia varicosa que aos poucos é reabsorvida pelo sistema imunológico do organismo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo após a aplicação da substância, o membro é enfaixado para manter uma boa compressão da variz. É, portanto, esperada a ocorrência de um processo inflamatório no local da veia tratada, que se resolve num tempo variável de pessoa a pessoa (média 7 dias). A mancha na pele ocasionada pela morte da veia doente desaparece, em geral, num período de 3 (três) meses a 1(um) ano. Não existe necessidade de anestesia ou de internamento hospitalar para este tipo de tratamento com espuma. Na literatura médica internacional o método (Escleroterapia Compressiva com Espuma) é tido como tão ou mais seguro que a cirurgia convencional. 

Como é feita a escleroterapia com espuma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escleroterapia Compressiva com Espuma, consiste em realizar punções no local das varizes, com injeção de espuma de Polidocanol (medicamento) no interior do vaso doente. Não existe a necessidade de realização de internação, cortes ou extração mecânica das veias. Após o tratamento o paciente será submetido a um exame de ultrassom das veias tratadas 

A escleroterapia com espuma densa, é necessariamente realizada utilizando-se a ultrassonografia. A medicação líquida, através de uma técnica bem estabelecida, transforma-se em uma espuma consistente e essa é injetada nas veias varicosas. A passagem dessa medicação dentro do vaso, ocasiona uma lesão na parede do mesmo, repercutindo com a fibrose e seu fechamento.

 

 

 

 

 

O tratamento com a espuma é indicado para tratar veias e microvasos nos seus diversos diâmetros. O que vai mudar na técnica é o volume e concentração da medicação, além do número de sessões.

O paciente não precisa interromper suas atividades laborativas. Os exercícios mais intensos são contraindicados por períodos variados, dependendo do caso. Normalmente os resultados são obtidos de forma progressiva, podendo levar até mais de um ano o tratamento.

É muito importante que o paciente tenha ciência de que a insuficiência venosa é uma doença crônica e progressiva. Todo tratamento exige um acompanhamento ao longo da vida. Ao término do processo o paciente é estimulado a realizar atividades físicas, controle do peso, entre outros. Devendo ser acompanhado sempre que houver necessidade. 

Clínica Vasculaire

Rua Padre Pedro Pinto, 2.613 - Venda Nova 

Belo Horizonte/MG - Brasil

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00
Sábado e Domingo  - Fechada

Tel: (31) 3144-2000

© 2014 por Clínica Vasculaire. Orgulhosamente criado com Wix.com